O mês de Outubro é mundialmente conhecido como Outubro Rosa, o mês da conscientização para o controle do câncer de mama. Mas você sabe como ele se originou?
O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres. Ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. A campanha Outubro Rosa foi criado na década de 90 pela fundação Susan G. Komen for the Cure, que é a maior e mais bem financiada organização de câncer de mama dos Estados Unidos. E desde então anualmente o mês de Outubro é marcado por campanhas com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença, compartilhar informações sobre fatores protetores e sobre a detecção precoce do câncer de mama.
Então fique atenta caso perceba alguns dos sintomas abaixo:
• Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher
• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
• Alterações no bico do peito (mamilo)
• Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço
• Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos
Caso seja percebido nas fases iniciais, na maioria dos casos existe a probabilidade de cura. Por isso é importante que esses cuidados não sejam feitos somente no mês de conscientização, você pode fazer o autoexame sempre que se sentir confortável para isso, seja no banho, ao se trocar, ou em outra situação rotineira. Mas é bom lembrar que caso perceba algum nódulo ou qualquer um destes sinais você deve procurar um médico imediatamente, que fará os exames apropriados para a detecção precoce do câncer de mama. É importante também que você faça visitas regulares com o ginecologista, pelo menos uma vez ao ano. Cuidar da nossa saúde é um ato de amor próprio.
Comments