Músicas pra se sentir empoderada! ♡
- Juliana Bassan
- 7 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Nesta semana da Mulher preparamos diversos posts especiais pra vocês e hoje vamos falar sobre uma coisa que amamos: música!
Música é a combinação harmoniosa e expressiva de sons e, quando somada a uma letra poderosa, é perfeita pra nos alegrar e inspirar. Escolhemos 7 músicas empoderadoras de mulheres incríveis e empoderadas para inspirar as nossas Divas nesta semana (e no resto do ano também!)

1) “Independent Women” – Destiny’s Child
"Independent Women" foi lançada em setembro de 2000 e foi trilha sonora do filme “Charlie’s Angels” do mesmo ano. A Billboard nomeou a música #77 em sua lista de 100 Maiores Músicas de Girl Group de todos os tempos e é o single de maior sucesso do Destiny's Child. A música fala sobre ser independente e ser dona da própria vida, sem depender financeiramente de ninguém.
“O calçado nos meus pés
Eu comprei
As roupas que eu estou vestindo
Eu comprei
Os diamantes que eu estou balançando
Eu comprei
Porque eu dependo de mim.”
2) “Unstoppable” – Sia
Você com certeza já ouviu essa não faz muito tempo! “Unstoppable” foi lançada em 2016, mas desde o ano passado tem ganhado espaço nas redes sociais e até em propagandas, já que sua letra é forte e muito inspiradora. É aquela música que você fecha os olhos ouvindo e vai sentindo o poder tomando conta do seu corpo. Recomendamos!
“Eu coloco minha armadura, te mostro o quão forte eu sou
Eu coloco minha armadura, vou te mostrar que sou
Sou incontrolável, sou um Porsche sem freios
Sou invencível, sim, eu ganho todos os jogos
Sou tão poderosa, não preciso de baterias para jogar
Sou tão confiante, sim, estou incontrolável hoje”
3) “Run The World (Girls)” – Beyoncé
Beyoncé novamente por aqui, mas agora com uma música solo. “Run The World (Girls)” foi lançada em abril de 2011 e foi tida por alguns críticos como uma música agressiva demais, mas discordamos. É uma música forte, imponente e muito importante pro empoderamento feminino. Quem concorda respira!
“Quem manda no mundo?
Garotas!”
4) “Dona de Mim” – Iza
“Dona de Mim” foi o single do álbum de estréia de mesmo nome da cantora Iza em setembro de 2018. É uma letra extremamente forte e sentimental, fala muito de autoconhecimento, identidade e as complexidades que compreendem a existência de uma mulher negra na sociedade. Maravilhosa, apenas.
“Sempre fiquei quieta, agora vou falar Se você tem boca, aprende a usar Sei do meu valor e a cotação é dólar Porque a vida é louca, mano, a vida é louca”
5) “Ain’t Got No, I Got Life” – Nina Simone
Nina Simone foi uma grande voz feminina do jazz e também foi uma grande ativista pelos direitos civis do povo negro. Suas letras cheias de desespero e raiva, em especial “Ain’t Got No, I Got Life” lançada em 1968, deixavam claro o objetivo de Simone de usar sua música como um instrumento de luta. A performance dela ao piano cantando esta música é intensa e emocionante.
“Então o que eu tenho?
Por que estou viva afinal?
Sim, o que eu tenho ninguém pode tirar”
6) “Desconstruindo Amélia” – Pitty
Lançada em 2009, “Desconstruindo Amélia” da Pitty conta a história de uma mulher exausta, sentindo o peso de tudo em suas costas, da diferença salarial ao machismo estrutural, mas que decide que é hora de mudança. É uma letra indigesta, porém empoderadora e necessária.
“E eis que de repente ela resolve então mudar Vira a mesa / Assume o jogo / Faz questão de se cuidar Nem serva, nem objeto / Já não quer ser o outro Hoje ela é o também”
7) “Most Girls” – Hailee Steinfeld
“Most Girls” foi lançada em 2017 e quebra aquele clichê patriarcal de que existem tipos ‘certos’ e ‘errados’ de garotas, enfatizando que tá tudo bem ser do jeito que você é, e que o que importa é quando você pode ser você mesma.
“Alguns dias, você se sente muito bem
Em sua própria pele / Mas, tudo bem se quiser mudar
O corpo que veio com você / Pois você fica melhor
Quando se sente uma rainha”
Conta pra gente qual destas é a sua favorita e se tiver uma música poderosa pra indicar comenta aqui!
Comments