top of page

8 Músicos que são Veganos ou Vegetarianos e talvez você não saiba

  • Foto do escritor: Juliana Bassan
    Juliana Bassan
  • 30 de ago. de 2021
  • 6 min de leitura

Atualizado: 31 de ago. de 2021

Muita gente questiona: o que é ser vegano? O ser vegano vai muito além da alimentação, pois, segundo a definição da Vegan Society, é a escolha de uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de crueldade e exploração aos animais. E isso tanto na alimentação, no vestuário, nos calçados, cosméticos, produtos de beleza ou em outros tipos de produtos. Já o vegetariano não consome em sua alimentação nada de origem animal. São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos, dentre eles está a preocupação com os animais e o meio-ambiente.




E existem vários músicos que são adeptos do veganismo e vegetarianismo. Pensando nisso, separei 8 músicos que são veganos ou vegetarianos e vou falar um pouquinho deles pra vocês:



Ariana Grande


É fato que Ariana Grande é um fenômeno. Ela tem 28 anos e em oito anos de carreira já teve 12 (doze!) indicações ao Grammy Awards e venceu duas vezes. Graças ao seu amor aos animais, ela deixou de consumir carne quando era criança e em 2013 se tornou vegana, anunciando publicamente no twitter.


"Gosto mais dos animais do que da maioria das pessoas, sem brincadeira. Mas acredito firmemente que uma dieta baseada em plantas pode prolongar a tua vida e fazer de ti uma pessoa mais feliz."



Sia Furler


A multiartista Sia Furler é conhecida pela sua excentricidade e por pouco mostrar o próprio rosto nos clipes, se escondendo sempre atrás da franjona loira e tal, o que eu amo e acho super excêntrico. Ela foi vegetariana por muito tempo e no mesmo ano em que a música e clipe “Chandelier” estourou nas paradas de sucesso, ela aderiu ao veganismo. Esse clipe, inclusive, é ótimo e a dançarina Maddie Ziegler fazendo mini Sia arrasa. Sia já participou de diversas ações: fez parte do documentário “Dominion” sobre o direito dos animais em 2018 como uma das narradoras, participou de um anúncio para a PETA Ásia-Pacífico com seu cachorro Pantera para incentivar a castração de animais de estimação e também se juntou a outras personalidades conhecidas para a campanha "Oscar's Law", em protesto contra a criação de animais de estimação em larga escala.



Joan Jett


Ícone do rock dos anos 80, Joan Jett foi a fundadora da banda 'The Runaways', juntamente com a baterista Sandy West, e se tornou mundialmente conhecida graças a músicas icônicas como "I Love Rock 'n Roll” e "Bad Reputation", uma das minhas favoritas, inclusive. Joan é maravilhosa, tem um papel importantíssimo no mundo do rock, foi 1ª mulher a começar sua própria gravadora e sempre quebrou padrões. Ela é vegetariana desde os anos 80 e, apesar de ainda comer pequenas quantidades de mel e manteiga, já afirmou que está muito perto de se tornar vegana. Joan é uma grande apoiadora da PETA, que o maior grupo de luta pelos direitos dos animais do mundo.


“Há 20 anos, pensei: ‘Qual é a diferença entre comer um bife sangrento e matar o meu cão, o cortando, o abrindo e o assando? Sempre amei os animais, mas foi só nos anos 1980 que me tornei vegetariana. Muitas coisas me influenciaram para que eu mudasse de vida, tanto musicalmente quanto emocionalmente, mas principalmente o meu amor pelos animais.”

- trecho da entrevista “What’s in your basket, Joan Jett?”, publicada pelo jornal britânico The Guardian em 18 de julho de 2010.



Travis Barker


Travis Barker ficou conhecido internacionalmente como o baterista do Blink-182, que fez muito sucesso no início dos anos 2000 e marcou muita gente, eu incluída! haha Ele já declarou que deixou de comer animais aos 13 anos e o veganismo entrou de vez em sua vida em 2009, quando sofreu um acidente de avião e teve 65% do seu corpo queimado. Ele disse que tudo o que aconteceu fez com que ele repensasse a própria vida e os propósitos e, desde então, não consome mais nada de origem animal.


“Quando saí [do hospital], decidi que o próximo passo na minha evolução seria tentar ser vegano.” – trecho da entrevista para o podcast “The Joe Rogan Experience


Ele e sua filha Alabama já participaram de uma foto para a campanha vegana “March of Silence” ("Marcha do Silêncio") que foi contra o consumo e a objetificação animal para qualquer fim. Travis também é sócio do restaurante vegano Crossroads Kitchen, em Los Angeles.



Thom Yorke


Thom York é um músico inglês vocalista da banda o Radiohead, que inclusive é uma das minhas bandas favoritas, cujas músicas fizeram parte da minha vida e me marcaram bastante. O Thom não come carne já há muito tempo e em uma entrevista em 2005 contou que vários foram os fatores influenciaram a sua decisão de abandonar a carne, uma delas a música “Meat is Murder” do The Smiths. Ele influencia as pessoas com as músicas dele e também é influenciado por música, olha só. Ele já disse:


“A primeira coisa foi "Meat is Murder", The Smiths. A segunda coisa era ficar doente toda vez que comia carne. E a terceira coisa foi que comecei a sair com essa garota e queria impressioná-la, então fingi que era vegetariano o tempo todo. E imediatamente me senti muito melhor, muito mais saudável. ”



Moby


Moby é um artista que eu aprendi a gostar, graças a esse lado ativista dele. Ele lançou seu primeiro single, "Go", em 1991 e de cara já vendeu mais de 20.000.000 de cópias pelo mundo. Ele se tornou vegano em 1987 e na época lançou um álbum chamado "Animal Rights" e no encarte tinha um ensaio sobre porque ser vegano é importante. Impactante pra época, né? Em 2018 ele vendeu sua coleção de discos pessoais (com mais de 1.000 discos) e mais de 100 peças de equipamento musical e doou o dinheiro arrecadado para a PCRM, um comitê de pesquisa sem fins lucrativos que promove uma dieta à base de plantas para uma vida mais saudável. No mesmo ano ele vendeu sua casa em Nova York (que valia cerca de US $ 1.300.000) e doou uma parte dos lucros para sua fundação de direitos dos animais. Ele diz:


“Se você não quer ser espancado, preso, mutilado, morto ou torturado, então você não deve tolerar tal comportamento com ninguém, sejam eles humanos ou não.”



Leona Lewis


A cantora britânica Leona Lewis foi a vencedora da terceira temporada do The X Factor e encantou a todos com sua voz poderosa e linda. Seu segundo single, "Bleeding Love", (que eu amoooo!), atingiu a primeira posição das paradas em mais de trinta países. Ou seja, puro sucesso essa mulher! E ela também é vegana! :)


Em 2019, ela realizou uma cerimônia de casamento vegano, servindo pastéis do chef siciliano Marco Failla. Ela apoia a PETA e em 2015 narrou um documentário denunciando trabalho infantil e crueldade com animais na indústria de couro de Bangladesh.


“Eu cresci em uma casa vegana, então o vegetarianismo foi uma escolha natural para mim. Se você tem uma dieta balanceada com muitos produtos frescos, pode obter todas as proteínas de que precisa a partir de vegetais e leguminosas.” disse em entrevista à Women’s Health.



Rita Lee

Talentosa, bem-humorada, irreverente e ícone da música brasileira! A nossa querida Rita Lee, rainha do rock brasileiro, é vegana e defensora dos direitos dos animais. Ela lançou em 2019 o livro "Amiga Ursa", onde fala dos direitos dos animais para as crianças. No evento de lançamento usou um vestido que lembrava uma fada madrinha, assinado por uma estilista vegana, a Renata Buzzo. No lançamento do livro ela disse: “Finalmente estamos encontrando espaço maior na mídia para falar sobre o assunto: bichos não são objetos pessoais dos humanos, eles têm sentimentos como nós, estamos dando voz a quem não pode se defender.”


Arnaldo Antunes uma vez perguntou pra ela: "Rita, querida, onde fica essa sua fonte rejuvenescedora?" e ela respondeu: "Arnaldinho, my darling, fico longe de shopping centers, não acredito em cremes de beleza, fujo de médicos, nunca votei no Maluf, não como cadáveres de animais e desconfio de quem fala muito em Jesus". <3


Maravilhosa, apenas!



E escolhi terminar a lista com a Rita Lee porque, pessoalmente falando, foi uma frase dela que me deu aquele baque e de certa forma foi um incentivo para que eu me tornasse vegetariana. Lembro de ouví-la dizer numa entrevista que não comia "cadáveres de animais" e acho que foi ali que me dei conta de que realmente era isso, como se caísse diante dos meus olhos a cortina que me fazia não ver ou questionar de onde vinha o que eu comia. E hoje, assim como a Rita, não como mais cadáveres de animais e uso a mesma frase quando me perguntam. Talvez eu influencie alguém a questionar a exploração animal com essa frase, da mesma forma que ela me influenciou e me ensinou a questionar.

E a BALDIVIA tem uma playlist no Spotify só com artistas veganos e vegetarianos. Já ouviu? Se ainda não ouviu corre lá porque tem esses e muitos outros artistas incríveis por lá. O link está logo abaixo :)











bottom of page